Menu

terça-feira, 17 de outubro de 2017

Pedro Taques diz cidadão sofre prejuízo com greve de mais de um mês no Detran e recorre ao Judiciário



O governador Pedro Taques (PSDB) cobrou bom senso dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito  de Mato Grosso, (Detran-MT), em greve há mais de um mês,  hajam com bom senso e retornem ao trabalho, para que a negociações tenha continuidade. Ele observou que a população arca com o prejuízo e não o Estado.

“[A greve] Prejudica o cidadão! Não é o Estado [o maior prejudicado]. Nós já entramos no Judiciário para declarar essa greve ilegal”, argumentou Taques. Ele observou que o diálogo mantido pelo secretário-chefe da Casa Civil, deputado Max Russi (PSB) com o Sindicado dos Servidores  Detran (Sinetran-MT) é de bom tom e considera o nível adequado
O chefe do Poder Executivo avalia que é possível um entendimento para acabar com a greve. “Isso está sendo bem conduzido pela Casa Civil; pelo deputado Max”, declarou Taques, para a reportagem do Olhar Direto.

Por seu turno, a presidente do Sintetran-MT, Daiane Renner, afirma que há nove meses existe a expectativa de que seja firmado um acordo para que os servidores do órgão acompanhem a política salarial praticada com os demais do Poder Executivo de Mato Grosso. “Fizemos todas as discussões técnicas com o governo. E a principal revindicacao sequer foi respondida: a atualização da tabela salarial do servidor do Detran, que está defasada   há seis anos”, observou a dirigente sindical.

Daiane Renner argumentou que não existe temor da ação do governo, no Poder Judiciário. “Em mais de 30 dias, o governo se ausentou das tentativas de acordo, em audiências marcadas pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso. E o próprio TJMT não concedeu o pedido de liminar do governo para declarar ilegalidade da greve”, retrucou Daiane.

Pelos cálculos apresentados pelo Sinetran-MT, o salário bruto do servidor de ensino médio do Detran não chega a dois salários mínimos, o que seria menos que o nível fundamental de outras carreiras recebe no governo. “Assim como o nosso servidor de nível superior recebe menos que o nível médio de outras carreiras”, complementou  a presidente do Sindicato do Detran.


O secretário Max Russi afiançou que o governo sempre esteve aberto às conversações e que jamais fechou as portes ao diálogo.

Um comentário:

  1. A situação do setor de vendas de veículos seminovos e usados é gravíssima, mais de 40.000 empregos e 1200 lojas em situação precária...

    ResponderExcluir